Segundo os documentos históricos e bibliográficos analisados para esta elaboração didática, a Vila de Santo Antonio do Prata surgiu de uma localidade fundada pelas missões catequéticas capuchinhas, que em suas missões chegaram a vila em novembro de 1898 tendo como principal responsável o frei Carlos de S. Martino Olearo, cujo objetivo era catequizar os índios que habitavam nessa região, levando até eles os ensinamentos da religião cristã. Com esse intuito tem inicio a povoação na localidade denominada “Instituto do Prata”.
Entre os anos de 1918 a 1922, a referida localidade passa a ser propriedade do Estado do Pará passando a funcionar como “Colônia Correcional”, abrigando presos de justiça vindos da metrópole. Somente em 1923 por causa do fechamento do antigo “Asilo de leprosos” o “Tucunduba” a Colônia do Prata é transformada em “Asilo de Leprosos” com a denominação de “Lazarópolis do Prata”.
Triste de ver a situação deste belo prédio que hoje estar abandonado pelos nossos gavernantes, eu cheguei até estudar dentro dele quando vim do colégio interno para esta comunidade Vila Santo Antonio do Prata.E hoje encontra-se destruido pelos próprios moradores que não souberam preservar este prédio que foi construido com grande amor pelo Freio Daniel de Samarate.
ResponderExcluir