quarta-feira, 25 de setembro de 2013

VEJA AS NOSSAS ATIVIDADES DOS MESES DE AGOSTO E SETEMBRO E SAIBA MAIS SOBRE O NOSSO TRABALHO!

      FESTA DE COSME E DAMIÃO NO TERREIRO E DISTRIBUIÇÃO DE BOM-BONS E ATIVIDADES COMEMORATIVAS EM HOMENAGEM ÁS CRIANÇAS DO PRATA.

      No dai 27 de setembro, a partir das 12h acontecerá a Festa de Cosme e Damião em homenagem ás crianças da Umbanda, uma festa tradicionalmente muito alegre e contagiante. O Terreiro de Rei Sebastião e Toya Jarina convida a todos os membros de sua comunidade e os demais interessados em participar da festa a estarem conosco neste dia prestigiando a data. Na festa haverá também a tradicional entrega de bombons de Cosme e Damião para todas as crianças presentes.

     No dia 28 de setembro, em continuidade as atividades alusivas a festa de Cosme e Damião, a Associação Umbandista Mae Dinair desenvolverá uma série de atividades lúdico-recreativas junto as crianças da Vila de Santo Antônio do Prata.  Trata-se de uma homenagem pela passagem do dia de Cosme e Damião, mas também será uma comemoração antecipada do Dia das Crianças. No dia 29 de setembro, a AUMDI fará a tradicional distribuição de bombons na Vila do Prata e o encerramento das comemorações alusivas a Cosme e Damião e ao Dia das Crianças. Todos estão convidados a participar!



      FESTA EM HOMENAGEM AOS EXUS, OS GUARDIÕES DA VIDA MATERIAL E ESPIRITUAL.

Em agosto a UMBANDA homenageou os Exus guardiões da vida terrena, entidades de umbanda que são responsáveis pelo auxilio a vida material dos povos de santo. O Terreiro de Rei Sebastião e Toya Jarina realizou no dia 23 de agosto as 12h a Festa de Pai Benedito em honra aos Pretos Velhos de Umbanda, seus ensinamentos para a vida com base na sabedoria ancestral milenar que busca a evolução espiritual de seus filhos e filhas. Aos Pretos Velhos nossas homenagens:

Preto velho senta no tronco e faz o sinal da cruz,
Pede proteção a Zambi para os filhos de Jesus.
Preto velho senta no tronco e faz o sinal da cruz,
Pede proteção a Zambi para os filhos de Jesus,
Cada conta do seu rosário, é um filho que ai está,
Se não fosse os pretos velhos não podia trabalhar.
Cada conta do seu rosário, é um filho que ai está,
Se não fosse os pretos velhos não podia trabalhar.
           

Ainda no dia 23 de agosto a partir das 23h foi realizada a homenagem ao Exu guardião Seu Zé Pelintra, e a todos os Exus protetores, que durante o ano inteiro ajudam os filhos da casa com sua proteção nos caminhos da vida material e espiritual. A festa foi um grande sucesso, contou com a participação de mais de 300 pessoas,  e demonstrou o carinho e a gratidão que os umbandistas do nosso terreiro tem para com seus exus protetores.

Ele disse camarada, que ele vinha,
Na sua aldeia, camarada, um dia!
Ele disse camarada, que ele vinha,
Na sua aldeia, camarada, um dia!
O Deus vos salve esta casa santa!
O Deus vos salve espada de guerreiro!
Bandeira branca enfiada em pau forte,
Ele traz no peito a estrela do norte!
Salve, Salve, boa noite meus senhores !
Salve, Salve, boa noite, pede licença!
                                                               

        Em suas palavras de agradecimento, Seu Zé Pelintra ressaltou a importância de momentos de congraçamento entre os fieis de umbanda, e falou sobre sua satisfação de auxiliar as pessoas que o procuram naquele terreiro, em busca de auxilio espiritual, cuja base do trabalho é a caridade profunda, contrariando os estigmas que vinculam os exus a prática da maldade e da magia negra.
Nesta casa, só se faz a caridade, aqui o Pai de Santo, o Pai Elivaldo de Oxalá, é um exemplo de formação religiosa para o bem, para o cuidado com todos os filhos. Ele é filho de santo de Mãe Neide de Corre Beirada, e é filho de sangue de Mãe Dinair de Toya Jarina. Tem muito boa cepa!


        FESTA EM HOMENAGEM AOS CABOCLOS CODOENSES, SALVE O POVO DO CODÓ!

       No dia 30 de agosto o Terreiro de Rei Sebastião e Toya Jarina homenageou as entidades de UMBANDA originárias da Família de Codó, que segundo  a tradição umbandista se concentra no Maranhão, mas possui origens variadas e além-mar. Essas entidades são vaqueiros, boiadeiros e pescadores, e auxiliam os filhos na resolução de seus problemas espirituais, dando ajuda por meio de orientações a todos aqueles que os procuram em busca de apoio.


Nesse dia, o Terreiro de Rei Sebastião e Toya Jarina presta uma homenagem especial ao Caboclo Seu Zé Raimundo, e a Cabocla Dona Tereza Légua, ambos da família de Légua do Maranhão.

Ele tem fama de ser bom camaroeiro!
Ele tem rede, seu puça tá lá no mar!
Ele tem fama de ser bom camaroeiro!
Ele tem rede, seu puça ta la no mar!
Ele é Zé Raimundo, Zé Raimundo Camarada!
Ele é Zé Raimundo, Zé Raimundo Camarada!
Ele é Zé Raimundo, morador da beira-dágua!
Ele é Zé Raimundo, morador da beira-dágua!


1         OBRIGACÃO DE SANTO DO TERREIRO DE REI SEBASTIÃO E TOYA JARINA EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO!


          Como já acontece há 05 anos, desde 2009, a comunidade de santo do Terreiro de Rei Sebastião e Toya Jarina foi a São Luís no período de 06 a 09 de setembro para oferta de uma obrigação de santo na Praia do Aracagy.  Foram 03 dias de intensa convivência entre os irmãos e irmãs de santo, que no primeiro dia da estadia se dedicaram aos preparativos a e realização da obrigação, e nos dias posteriores ficaram a vontade para as atividades turísticas e recreativas.




1         A ASSOCIAÇÃO UMBANDISTA MÃE DINAIR COORDENA AS ATIVIDADES DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA NA VILA DE SANTO ANTÔNIO DO PRATA.

     Em continuidade as atividades de apoio ao desenvolvimento social e econômico dos moradores da Vila de Santo Antônio do Prata, a Associacão Umbandista Mãe Dinair acolheu a missão de ser a instituição responsável pela recepção e organização dos processos para o repasse dos benefícios (casas) do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Foram feitos os cadastros da população interessada em participar do referido programa, um diagnóstico de sua situação sócio-econômica e de moradia mais especificamente, e a partir desses procedimentos foram selecionados os primeiros 50 beneficiários do programa, já tendo sido tomadas todas as providências burocráticas necessárias a execução do Programa na localidade.

2         

Nenhum comentário:

Postar um comentário